Vazio, reacionarismo impregna discussão sobre a USP

Tantos acusam os estudantes da USP de “bando de filhinhos de papai rebeldes sem causa”, de “nascidos em berço de ouro e ingratos”, de “riquinhos revoltados”. E talvez -e bem pouco provável- até alguns sejam (embora não me pareça nem um pouco característica desse segmento social a luta por liberdade individual e autonomia universitária que eles estão travando). Mas ninguém -absolutamente ninguém- pára para pensar que, se são em sua maioria de poder aquisitivo alto os estudantes da USP, isso mostra o quão elitizado e restrito é o acesso à Universidade -de qualidade, principalmente pública- no Brasil.

A imprensa, estúpida, ultra-conservadora e imbecilizante, potencializa esse discurso de “riqunhos revoltados”, um tanto reacionário e vazio; e os leitores, tanto quanto ou até mais vazios e conservadores, reproduzem e amplificam na família, nas rodas de conversa, na universidade, nas redes sociais, essa total fuga à discussão, ao mínimo de compreensão do que está se passando.

Pior ainda é achar que é a origem de uma pessoa que, abastada ou não, determinará a posição política, a opinião, a concretude da ação de cada um perante o mundo. É de uma pobreza intelectual absurda, sintomática do desconhecimento e despolitização imperantes nesse país, esse tipo de opinião. Não é a origem de uma pessoa que vai determinar sua luta, seu ativismo, sua participação, sua militância, mas o quanto essa pessoa está aberta a compreender e a discutir e a mudar, em um ou outro sentido, o que está se passando em seu país, em seu tempo, em sua sociedade, em seu mundo.

Isso deveria ser o mínimo.

Anúncios

Sobre Guilherme Zocchio

Jornalista.
Esse post foi publicado em Comentários e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s