Outono

Hoje é o primeiro dia realmente de outono. O céu azul límpido, quase sem nuvens, e o sol suavemente tímido e pálido dão o tom dessa estação, que, sem sombra de dúvidas, é a mais doce e serena de todas do ano.

As folhas farfalham e começam a cair por conta da brisa seca que caracteriza a época. O quente e o frio intercalam-se respectivamente entre sol e sombra para marcar a passagem do verão ao inverno em alguns passos de distância.

Quem caminha pela rua, sem exceção, ostenta a altivez que o sol terno da estação destaca em cada um. Mesmo a excêntrica meia listrada, talvez exagerada demais, de uma menina que cruza a rua aparece em harmonia com o meio e o tempo.

De alguma forma os anseios se acalmam, ganham paciência impensável n’outras estações e, por conta da secura no ar, abandonam as tormentas. O ritmo do dia a dia parece também ganhar um compasso mais suave.

A calma tem preferência. A elegância torna-se inerente. A beleza surge de forma ainda mais espontânea. A estética aguça a percepção do olhar. O céu tem limpidez. O dia torna-se convidativo. O medo enfraque diante da ternura. O homem escolhe um novo sentido.

Quando chega a noite, porém, o frio sereno convida à aventura. Busca-se o calor no próximo, uma vez ido o sol. Como no clima, os opostos convivem juntos: se intercalam e interpenetram-se.

Que os dias não passem roubados pelo devir do tempo capitalista. O outono, se é o alvorecer do que passou, pode ser também o amanhecer de novos caminhos, novas escolhas, novos horizontes. A contingência abraça a nova estação.

Anúncios

Sobre Guilherme Zocchio

Jornalista.
Esse post foi publicado em Crônicas e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Outono

  1. ... disse:

    Lindo como sempre…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s