Coisas de Brasil

Editorial do Estadão de hoje (07/05/12) discute que a valorização dos imóveis de favelas, em função das políticas públicas de urbanização, chega a 900% do valor original. Aumento do valor de troca, talvez. Possivelmente a casa está melhor para morar. (Reforçaria o valor de uso?).

Mas a mesma política social que deveria garantir condições básicas de moradia —saneamento, eletricidade, asfalto—, ser realmente social, expulsa moradores porque, aponta o editorial,  junto ao que chamam de benefícios acompanha o já elevado Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ao sabor da especulação, já que o poder público parece não medir a consequência, a população migra de um lado a outro, enquanto mais prédios sobem realizando a ambição de cidade-mercadoria.

E Congresso aprova projeto de lei que cria banco com o DNA de autores de crimes hediondos. Entre os argumentos para a medida, está a taxa de reincidência de criminosos no país: cerca de 70%, como aponta o relator, deputado do PSDB. Esse raciocínio é, portanto, simples: se a maioria dos criminosos já cometeu crimes antes, basta rastreá-los e esperar para prendê-los novamente.

Mas, se os mesmos 70% insistem no crime, de que vale o sistema carcerário: reformar, do ponto de vista contratualista, um cidadão que quebra um pacto social para reincluí-lo à sociedade ou confinar todo e qualquer elemento considerado perigoso —no país, não por acaso, em grande parte negros, pobres e jovens? Sob a primeira visão o sistema carcerário não funciona.

Sem contar outras mil e uma questões: da vigilância da instituição sobre até o mínimo átomo do corpo do indivíduo, p. ex.

Coisas de Brasil, onde o Estado constrói aparência ao lidar com as contradições sociais, mas jamais ataca as questões em si. Não é obra do acaso, mal preparo; é política, pública e de Estado.

Anúncios

Sobre Guilherme Zocchio

Jornalista.
Esse post foi publicado em Comentários e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Coisas de Brasil

  1. Gostei, Gui! Continue. Adoro blogs!

    camillasbigscore.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s