Breve comentário sobre a greve dos ônibus

Um dos papos mais furados que existe à esquerda é o de que consciência de classe, organização política, tomada de poder, essas coisas, necessariamente, dependem da forma partido, por onde a classe “se constrói”, de uma direção forte de sindicato ou de movimento, para guiar “o povo”, ou uma liderança personalista e autoritária, cujas ideias e martírio serviriam para mobilizar “as massas”. Há uma espécie de fascínio por um desenho vertical nessas noções.

Aos poucos, vemos que essas noções caem por terra. Nunca estiveram tão ultrapassadas. Não sei se desde junho ou julho do ano passado, aqui no Brasil; ou, talvez, no mundo inteiro estejamos vivendo a experiência de maio de 1968. Parece que sim.

A greve dos rodoviários aqui em São Paulo, como antes havia sido a greve dos garis no Rio de Janeiro, mostra o que é consciência de classe. O movimento se auto-organizou entre os próprios trabalhadores do sistema e ultrapassou o burocracismo das direções sindicais (totalmente vendidas ao patronato, como salientaram os próprios dirigentes nas suas declarações à imprensa).

Isso sim é que é um movimento participativo, aberto e horizontal. Na calada de mais uma semana, com o mesmo massacre cotidiano, com o mesmo trânsito, as mesmas doses diárias de violência, motoristas e cobradores de ônibus tomaram a cidade de assalto na surdina. Não houve polícia, imprensa ou polaco que souberam antecipar.

(Por outro lado, há o estado de caos que se erige nesse momento, ao qual parece que apenas somos prejudicados. A situação é mais complexa e há quem seja prejudicado por isso, mas não sejamos ingênuos: o caos é todo dia. A greve de rodoviários sinaliza, porém, como deveríamos lidar com esse tipo de situação. É o exemplo que fica.)

Anúncios

Sobre Guilherme Zocchio

Jornalista.
Esse post foi publicado em Comentários e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s